Sorocaba

Maio de Lutas: SUStentação do cuidado em saúde

O evento ⚠️ “Maio de Lutas: SUStentação do cuidado em saúde"⚠️ é uma realização do FLAMAS, em par com importantes entidades e coletivos comprometidos com a defesa da vida, do cuidado em liberdade e dos direitos humanos. As rodas virtuais foram pensadas como um espaço de diálogo entre trabalhadoras/es, estudantes e usuárias/os do SUS, visando o fortalecimento da luta coletiva para a garantia de direitos.

📌📅🕒 Os encontros dos dias 08, 15 e 22 de Maio acontecerão às 15h pela plataforma Zoom, através do link https://shorturl.at/kBV35 (é só clicar na imagem acima!)

As rodas terão como temáticas os retrocessos e o desmonte das políticas públicas, apostando nesse espaço de conexões como um caminho para construirmos propostas de ações e resistências no município de Sorocaba.

📢📝🎭 No dia 29 de Maio, em live no Facebook do FLAMAS, também às 15h, faremos a leitura do relatório produzido a partir das contribuições e encaminhamentos das rodas, para servir de apoio às pessoas engajadas na defesa do SUS, dos Direitos Humanos e das ações da Reforma Psiquiátrica. Finalizaremos com um lindo Sarau com o Coletivo Tantas Letras.

🙌 🙌🏾🙌🏿Não é necessário fazer inscrição prévia; é só chegar!

A certificação às pessoas participantes será fornecida pelo Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Sociedade da UFSCar-Sorocaba @ufscarsorocaba.

Postado em 19/05/2021

Eventos

Educação em Debate: Os Desafios da Escola Pública e os Impactos da Escola Cívico-Militar

No dia 10/07 aconteceu a roda de conversa "Educação em Debate: Os Desafios da Escola Pública e os Impactos da Escola Cívico-Militar, promovida pelo Núcleo Sorocaba em parceria com o Núcleo de Educação do CRP Subsede Sorocaba.. Foi uma discussão extremamente potente, centrada no desmonte de falácias que justificam a implementação da escola cívico-militar, mas também nas contradições, potências e possibilidades da escola pública.

A defesa da necessidade da escola cívico-militar aparece enquanto uma falácia quando o poder público não faz o investimento necessário no modelo público e ainda trabalha para o desmonte de sua estrutura, mas quer gastar dinheiro público investindo em um possível modelo salvador.

Ficou evidente a necessidade de a Psicologia se apropriar do debate relacionado à educação e à realidade concreta. Também foi discutida a necessidade de diálogo com outras áreas, a fim de construir um saber crítico e descolonizado.

Foram levantadas reflexões como: projetos para além da escola cívico-militar, a nossa referência de todos, de modo a questionar "quem é todo mundo?" e as contradições da realidade expressas na escola pública.

Durante o debate, a expositora Maria Teresa indicou o texto "Direitos Humanos Traduzidos em Pretuguês", da autora Thula Rafaela de Oliveira Pires, o qual também recomendamos fortemente.